O nosso convidado do podcast Interior Baiano Educação desta semana é Ricardo Amorim, formado em História pela Universidade Estadual da Bahia (Uesb), que atua há 30 anos na área educacional. Em 2017, foi secretário de Educação em Caraíbas e, atualmente, está à frente da pasta em Barra do Choça, onde também exerce o cargo de vice-prefeito. No bate-papo, Ricardo relembrou seu início na vida pública, no ano de 1996, quando foi empossado no cargo de servidor público do município, na área de administração, passando por várias funções até chegar ao cargo que exerce hoje.
Ricardo ressalta que estudar História na Uesb foi um divisor de águas em sua vida e ao finalizar o curso, pesquisou sobre Barra do Choça, tema de sua monografia. Esse trabalho, junto com outros colegas, resultou em um livro que narra a história política do município e serve como ponto de partida para contar sobre Vitória da Conquista.
A educação, segundo Ricardo, foi a mola propulsora para melhorar a qualidade de vida em Barra do Choça. Como secretário, ao lado do prefeito e da equipe, viabilizou muitos recursos por meio de um planejamento multidimensional. Através dos Planos de Ações Articuladas (PAR), o município conquistou 18 obras do Governo Federal, entre creches e escolas em tempo integral. Além disso, houve investimento na formação de professores e na melhoria das práticas pedagógicas, o que elevou a qualidade do ensino em todos os aspectos.
Entre os planos futuros, está a ampliação da educação em tempo integral, aliada ao esporte, com aulas de jiu-jitsu, muay thai, judô, boxe e outras atividades culturais. Há também investimento na alimentação escolar e na inserção da ciência por meio de um projeto de robótica. “Uma educação motivadora, que atraia o aluno”, afirmou.
Ricardo destacou ainda a valorização dos professores com reajuste salarial anual. Informando que Barra do Choça é um dos municípios da região que melhor remunera seus docentes. Sendo que há investimento contínuo na formação e na aquisição de equipamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Ele mencionou ainda a tradicional quermesse escolar que abre o São João da cidade, uma festa que envolve toda a comunidade. Como mensagem final, reafirmou o compromisso de seguir trabalhando para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Mín. 12° Máx. 23°