O sertão baiano ganhou voz do outro lado do mundo. O prefeito de Condeúba, Micael Bastida Silveira (MDB), está na China até o dia 30 deste mês, participando de uma missão oficial que reúne jovens lideranças políticas e sociais do Brasil. O convite partiu do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, como parte do programa de intercâmbio da Delegação de Jovens Líderes.
A missão busca fortalecer os laços entre Brasil e China, com foco no desenvolvimento de alta qualidade, revitalização das regiões rurais e políticas voltadas à juventude. Micael tem usado as redes sociais para mostrar que a experiência tem sido transformadora. “É marcante na história de Condeúba um gestor tomar assento num debate internacional, ter direito à fala e poder levar a sua visão e as palavras das causas que representa”, declarou. Ele destacou ainda a inspiração trazida pelo modelo chinês, com forte investimento em educação, tecnologia e planejamento.
Ainda pelas redes sociais, o prefeito falou sobre sua visita, no domingo (25), à vila Kamiyama, no Condado de Shenshan. Com apenas 42 famílias, a comunidade saiu da pobreza para se tornar referência em desenvolvimento rural sustentável. Com apoio do governo chinês, Kamiyama apostou na produção de bambu, chás e frutas, aliando agricultura a turismo ecológico. Hoje, recebe mais de 250 mil visitantes por ano, e a renda mensal das famílias varia entre R$ 6,5 mil e R$ 24 mil.
Diante do cenário, Micael reforçou a necessidade de repensar políticas públicas voltadas ao campo no Brasil. “O exemplo de Kamiyama mostra que é possível promover o desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente. Precisamos buscar soluções criativas e sustentáveis para melhorar a vida das pessoas no campo”, afirmou.
A presença de Condeúba nessa missão internacional coloca o município baiano no mapa da cooperação global, reafirmando o compromisso da atual gestão com inovação, aprendizado e parcerias estratégicas.
Mín. 12° Máx. 23°