O Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio,foi tema de uma audiência pública promovida nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). A iniciativa foi proposta pela vereadora Viviane Sampaio (PT) e atraiu a presença de diversos profissionais e estudantes da área. Durante a audiência, enfermeiras e técnicos de enfermagem receberam homenagens.
Em sua fala, Viviane Sampaio destacou os avanços da enfermagem, como o reconhecimento da formação em nível superior, e os desafios enfrentados, incluindo a regulamentação da carga horária e o estabelecimento de um piso salarial.
Representando a Diretora do Núcleo Regional de Saúde em Vitória da Conquista, a enfermeira Iracema Machado ressaltou a importância da discussão sobre questões relevantes para os profissionais da enfermagem. “Continuamos a lutar pelo reconhecimento do piso salarial, pelo cumprimento da jornada de trabalho e pela valorização geral da equipe de enfermagem”, disse.
A enfermeira Juliana Oliveira, que representou a Associação Brasileira de Enfermagem, a instituição mais antiga da categoria, fundada em 1926, destacou o papel histórico da enfermagem como uma profissão predominantemente feminina, enfrentando desafios e rompendo padrões ao longo do tempo. Já a representante do Conselho Regional de Enfermagem, Lizandra Lemos falou sobre o papel do Coren na defesa dos interesses da enfermagem. "O Coren é o guardião da ética e da qualidade dos serviços prestados pela enfermagem. É o nosso dever, enquanto Coren, zelar pela segurança dos pacientes e também pela valorização da enfermagem", reforça.
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia foi representado pelo diretor jurídico, Vinicius Chagas, que enfatizou a importância da união da classe em prol de melhores condições de trabalho. "Temos que nos unir em um único sentido, em promoção a toda classe", alertou. “Toda vitória é fruto de uma mobilização coletiva e da compreensão de que as lutas da enfermagem são também as nossas lutas", pontuou.
Outro sindicato que participou da Audiência foi o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia, representado pelo Técnico em Enfermagem, Fabrício Santana, que falou sobre os desafios da categoria. “Enfrentamos uma série de desafios, desde a precarização do trabalho até a terceirização em massa, que ameaçam a produção científica do cuidado, essência da enfermagem nos dias atuais.”
A gestão municipal foi representada pela subsecretária de saúde Fernanda Maron, que também é enfermeira. Em sua fala, ela comentou melhorias necessárias à categoria. "A nossa carga horária precisa ser vista e revista o mais rápido possível. Hoje, para o enfermeiro se sustentar, a equipe de enfermagem para se sustentar tem que ter no mínimo dois empregos", criticou, acrescentando: "Vamos juntos, porque juntos venceremos".
Representando a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, a enfermeira Ceres Neide ressaltou a importância de comemorar essa data. “O Dia Mundial dos Enfermeiros é uma data para reconhecermos o papel que eles desempenham na promoção da saúde, na prevenção de doenças e, especialmente, o pilar de tudo isso: o cuidado e amor que os enfermeiros têm pelo próximo”, afirmou. A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a farmacêutica Tereza Morais falou sobre seu respeito pela categoria, "Durante quase 10 anos eu fui docente do ensino superior e tive a honra de formar 6 turmas de enfermagem", comenta com orgulho. A categoria da enfermagem possui maior representação dentro do Conselho Municipal, pontua Tereza, com 40,9% dos membros sendo enfermeiros, "Olha só a responsabilidade dessa categoria para discussão, participação social e o controle das políticas de saúde do município".
Mín. 16° Máx. 31°