Na manhã desta quinta-feira (16), a OAB - Subseção de Vitória da Conquista, participou do ato de mobilização contra a retirada de agências bancárias dos Fóruns Trabalhistas em Vitória da Conquista e em outras cidades do interior da Bahia. Na mobilização, que ocorreu em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho, a entidade esteve representada por integrantes da diretoria, incluindo a presidenta, Dra. Luciana Silva; o secretário adjunto, Dr. Wendel Silveira; e por demais advogadas e advogados, dentre eles o Dr. Ruy Medeiros, ex-presidente da OAB Conquista, a presidenta da Comissão de Direito do Trabalho, Dra. Rozana Martins, e a Dra. Jane Meira, membro da Comissão.
Durante o ato, a Presidenta da OAB Conquista, Dra. Luciana Silva, destacou que o posicionamento da Subseção é que a retirada das agências bancárias dos fóruns trabalhistas é prejudicial tanto para a advocacia como para a sociedade, que é usuária das instituições bancárias. “O que nos chama a atenção nessa decisão, é que ela não foi dialogada, a advocacia não foi escutada, o Sindicato dos Bancários também não foi escutado”, declarou.
A justificativa dada pelo Tribunal de Justiça do Trabalho - TRT ao tomar a decisão do fechamento das agências, foi de prezar pela segurança dos locais. Porém, os membros dos sindicatos bancários presentes no ato, citaram que observam que a segurança do Fórum da Justiça do Trabalho de Vitória da Conquista é visivelmente reforçada.
“Estamos junto a OAB, em nome da Caixa Econômica Federal para somar forças, entendemos que é fundamental para os trabalhadores e para a advocacia que tenha esse posto de atendimento e somente abrindo um canal de diálogo é que podemos sanar todas as lacunas. Que possamos juntos resolver todas as questões para manter a unidade da Caixa funcionando aqui no Fórum da Justiça do Trabalho e atendendo a advocacia e sociedade”, citou Leonardo Viana, Presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista.
Mín. 17° Máx. 26°