A violência contra os idosos foi o tema de uma Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) . A discussão, que contou com representantes da comunidade, se deu em virtude do aumento da população idosa e da necessidade de implementar medidas que previnam a discriminação e a violência contra esse grupo vulnerável. Uma dessas iniciativas é a campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e combate à violência contra os idosos durante todo o mês de junho, através da lei 2486/2021.
Proponente da audiência, o vereador Fernando Jacaré (PT) comentou que essa violência não se restringe apenas ao aspecto físicos, abrangendo também a violência psicológica, patrimonial e outras formas de discriminação. Jacaré ressaltou que, frequentemente, esses abusos ocorrem no ambiente doméstico. “Com o envelhecimento crescente da população brasileira, torna-se ainda mais urgente promover a conscientização sobre o respeito e cuidado com os idosos em nossa sociedade”, completou.
O Delegado, Coordenador da 10° Corpin, Dr. Fabiano Aurich, esteve presente na Audiência Pública e falou sobre a Operação Virtude, que realiza ações de combate à violência contra pessoas idosas, seja ela física, psicológica ou patrimonial, e afirmou que a polícia civil está realizando essa operação em todo o estado, ajudando especialmente idosos vítimas de fraudes e golpes que estão cada vez mais comuns.
A representante da OAB, Laíse Soares, destacou que é fundamental reconhecer que os idosos têm o direito de viver com dignidade, em segurança e livres de toda forma de abuso e negligência. “A prevenção e o combate contra a violência a pessoa idosa requer uma abordagem integrada para garantir a proteção e o bem-estar dos idosos”, reforçou Laíse.
Dona Maria José, participante do grupo de idosos do Cepis, agradeceu a oportunidade de representar a comunidade de idosos e destacou a importância da audiência pública para a conscientização e celebração dos idosos. “Tenho muito orgulho de representar nossa região da Urbis VI, Morada real e Renato Magalhães”, ressaltou Maria José.
O comandante da Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar, capitão Marcus Vinícius Sampaio Rodrigues, enfatizou a importância de valorizar os idosos, garantindo-lhes respeito, proteção e todos os direitos sociais devidos. Vinícius destacou os esforços da sua instituição na prevenção de discriminação e maus-tratos, mencionando projetos como o programa de cuidado integral ao idoso, que oferece assistência médica e doações de alimentos e roupas geriátricas.
Dona Ângela, integrante do Coral Sempre Viva, afirma que é primordial que os idosos busquem seus direitos e sejam felizes. Para ela, a saúde mental é um ponto muito importante a ser discutido, pois chega um momento da vida em que o idoso se sente só, excluído da família e da sociedade. Por isso, é preciso buscar grupos de convivência social, como o coral, para ter pessoas com quem compartilhar angústias e vivências. Além disso, ela destacou que “não devemos aceitar rótulos, pois temos direitos e voz ativa”, acrescentando: “Nós temos o direito de ir e vir, isso não é nenhum favor. Embora tenhamos muitos órgãos e instituições, muitas coisas ainda precisam melhorar”.
Mín. 15° Máx. 28°