História de luta e resistência do povo baiano é reverenciada em celebração ao 2 de julho

História de luta e resistência do povo baiano é reverenciada em celebração ao 2 de julho

03/07/2024 às 09h23 Atualizada em 18/11/2024 às 09h57
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (2), milhares de baianos e baianas foram às ruas para reverenciar os heróis que lutaram pela Independência da Bahia e do Brasil do domínio português, em 1823. A celebração foi prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, secretários de Estado e demais gestores e autoridades estaduais. 

 

 

A celebração, que marca a história de luta e resistência do povo baiano, iniciou com a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla no Largo da Lapinha, seguindo em direção à Praça Municipal. Na cerimônia logo no início da manhã, queima de fogos, colocação de flores no monumento ao General Labatut, execução do Hino Nacional pela banda da Marinha e hasteamento de bandeiras. O cenário da caminhada foi marcado por muito colorido, numa grande demonstração da importância desta data.

 

Fanfarras, ruas movimentadas e sacadas de casas decoradas manifestam a alegria e o orgulho do povo da Bahia pelos heróis dessa história que em breve será contada nos livros escolares de todo o país. Uma demanda do Estado reconhecida pelo presidente Lula, que já está em andamento e trâmites burocráticos.

 

O chefe do executivo baiano destacou o valor das lutas do 2 de Julho serem representadas nos livros didáticos. “São momentos e etapas, o 7 de setembro é um reconhecimento oficial. Mas teve luta antes, para se chegar no dia 7, tiveram dias de lutas, de resistência. Então, aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história”, disse Jerônimo.

 

Fotos: Feijão Almeida - GOV/BA | Matheus Pereira - GOV/BA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Sobre o município
Salvador é um município brasileiro, capital do Estado da Bahia e a primeira capital do Brasil. Possui uma área territorial de 693.442 km² e ocupa a posição de cidade baiana mais populosa com 2.417.678 habitantes. Também se destaca por ser um dos principais centros culturais do país.
Ver notícias
Vitória da Conquista, BA
18°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

18° Sensação
3.46km/h Vento
94% Umidade
1% (0mm) Chance de chuva
05h51 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Sex 26° 17°
Sáb 30° 17°
Dom 31° 18°
Seg 27° 19°
Ter 27° 18°
Atualizado às 23h08