UPB participa do lançamento do Plano Safra para agricultura familiar

UPB participa do lançamento do Plano Safra para agricultura familiar

05/07/2024 às 09h59 Atualizada em 18/11/2024 às 09h56
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Iniciativa do Governo Federal, para fortalecer a economia rural e salvaguardar a segurança alimentar, o Plano Safra 2024/2025 para a Agricultura Familiar baiana foi lançado, durante evento realizado na noite desta quinta-feira (4), no Parque de Exposições, em Salvador. O vice-presidente da União dos Municípios (UPB) e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou o presidente Quinho no evento. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente ao ato, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro.

 

O objetivo do Plano Safra é oferecer linhas de crédito acessíveis e incentivos para as práticas agrícolas, garantindo melhores condições de produção e comercialização dos produtos da agricultura. Além de contribuir de forma direta na vida dos agricultores, que sofrem ora por falta d’água, ora por excesso hídrico.

 

 

O governador Jerônimo Rodrigues destaca que o Plano Safra é uma importante política de crédito. “O Governo Federal contabiliza o que o agricultor familiar toma de empréstimo a cada ano e faz uma estimativa do que pode disponibilizar, organizando a partir daí taxas de juros melhores, tempo em que o agricultor possa produzir e pagar, e ainda em quais culturas o Governo Federal tem interesse em financiar”, explica Jerônimo, enfatizando ainda que a iniciativa tem a finalidade de melhorar o preço da cesta básica, por exemplo.

 

O Plano Safra inclui o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oferecendo crédito facilitado para agricultores familiares investirem em suas propriedades, além de linhas específicas para mulheres, jovens, indígenas e quilombolas, promovendo inclusão e sustentabilidade, além de melhorar as condições de vida no campo. O valor total destinado ao Programa será de R$ 76 bilhões, o que representa um aumento de 43,3% em relação à safra 2022/2023 e um aumento de 6,2% na comparação com a safra anterior.

 

O Plano deve gerar um impacto significativo na vida dos agricultores baianos e no escoamento de seus produtos, promovendo um aumento na produtividade. A longo prazo, esses investimentos devem facilitar a sustentabilidade das propriedades rurais, reduzindo perdas e aumentando a competitividade no mercado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Sobre o município
Salvador é um município brasileiro, capital do Estado da Bahia e a primeira capital do Brasil. Possui uma área territorial de 693.442 km² e ocupa a posição de cidade baiana mais populosa com 2.417.678 habitantes. Também se destaca por ser um dos principais centros culturais do país.
Ver notícias
Vitória da Conquista, BA
20°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 28°

20° Sensação
3.64km/h Vento
66% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h05 Nascer do sol
06h03 Pôr do sol
Sáb 25° 14°
Dom 29° 14°
Seg 29° 15°
Ter 30° 16°
Qua 30° 17°
Atualizado às 19h10