Na última sexta-feira (2), Ituaçu perdeu uma das maiores lideranças políticas da sua história. Faleceu, aos 72 anos, vítima de um grave acidente automobilístico, o ex-vereador Anísio Braz de Oliveira.
Dono de uma trajetória marcada pela atuação social, a partida de Anísio Braz deixa uma lacuna na política de toda a região. Natural de Ituaçu, o ex-vereador nasceu e cresceu na Fazenda Mendes, com seus sete irmãos. Na juventude, mudou-se para São Paulo e, no retorno a Ituaçu, trabalhou como servidor público municipal e ocupou o cargo de secretário municipal.
Dedicado e engajado na política, Anísio Braz foi eleito para o primeiro mandato como vereador no ano 2000. De lá pra cá, foram mais de duas décadas conquistando diversas vitórias eleitorais para o legislativo municipal, onde teve uma atuação de destaque, pautada nos interesses da população, na busca contínua por melhorias à cidade, e no cuidado com as pessoas mais humildes.
Em Ituaçu, Anísio ocupou, por diversas ocasiões, a presidência da Câmara Municipal. Em seu trabalho à frente da Casa Legislativa, o ex-parlamentar foi responsável por acompanhar projetos que colaboraram com o desenvolvimento da cidade.
Ao longo da sua jornada, Anísio Braz teve seis filhos. No primeiro casamento, teve três filhos: Gabriela, que faleceu ainda bebê; Daniela, pedagoga; e José, servidor público. Desde 1982, era casado com Luciene, com quem, juntos, criaram três filhos: Jairo Braz, empresário; Karine Braz, psicóloga; e Katiane Braz, advogada.
Mín. 15° Máx. 28°