Incêndio atinge Serra de Santana em Piatã e mobiliza autoridades

Com a ajuda de brigadistas, bombeiros e apoio da Prefeitura Municipal, os esforços continuam para conter as chamas na Chapada Diamantina.

03/01/2025 às 16h33 Atualizada em 09/01/2025 às 09h05
Por: Redação
Compartilhe:
Incêndio atinge Serra de Santana em Piatã e mobiliza autoridades

Um incêndio florestal de grandes proporções vem atingindo o Parque Municipal da Serra de Santana, em Piatã, na Chapada Diamantina. As chamas, que começaram na quarta-feira, 01/01, tem se espalhado rapidamente por conta dos fortes ventos e altas temperaturas. A mobilização conta com uma força-tarefa composta por bombeiros, brigadistas voluntários e autoridades locais, que correm contra o tempo para conter os danos. 

Ricardo Xavier, Secretário Municipal de Turismo e chefe da Brigada Altitude Ambiental, explicou que o incêndio começou na região de Serrão, abaixo da Serra de Santana, por volta das 14h30. Durante a madrugada, o fogo se espalhou com grande intensidade, atingindo áreas sensíveis do parque. “Ontem priorizamos o lado sul, devido às vegetações nativas e às comunidades que poderiam ser atingidas. Conseguimos controlar essa área, mas o lado norte ainda apresenta focos ativos que estão sendo combatidos”, disse. 

As condições climáticas, somadas à topografia da região, têm dificultado o trabalho dos profissionais e voluntários, visto que as temperaturas elevadas favorecem a propagação das chamas. Além disso, durante a noite, a fumaça tem se intensificado, ocasionando desconforto à população. Ainda assim, diante dos desafios, as autoridades garantem não haver riscos para edificações e instalações. 

Para melhorar a eficiência nas operações, foi instalado um Posto de Comando Integrado no Aeródromo, onde especialistas acompanham o incêndio em tempo real, utilizando dados e imagens para planejar e executar as melhores ações de controle e extinção do fogo. Em seu depoimento, Ricardo destaca o papel essencial do apoio logístico da Prefeitura. “Estamos contando com o suporte das aeronaves e recebendo total apoio da Prefeitura Municipal, que tem garantido toda a logística necessária. Isso inclui alimentação, transporte e outros recursos indispensáveis para as operações.”

Foto: Divulgação

Em nota divulgada nesta manhã em suas redes sociais, o prefeito Marcos Paulo informou que os órgãos estaduais já foram sinalizados, e em conjunto com a Brigada Altitude Ambiental “atuam de forma integrada, para conter o fogo e proteger a nossa Chapada Diamantina”. Confira a nota completa: 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcos Paulo (@marcospaulopiata)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Piatã - BA
Sobre o município
Piatã é conhecida como a cidade mais fria da Bahia, pois fica em uma das regiões mais altas do estado, com altitudes entre 1.400 e 1.600 metros. O município brasileiro está localizado na Chapada Diamantina na Bahia, a 576km da capital, Salvador. O clima do local é considerado apropriado para a produção de café de alta qualidade.
Ver notícias
Vitória da Conquista, BA
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

25° Sensação
2.74km/h Vento
62% Umidade
32% (0.2mm) Chance de chuva
05h31 Nascer do sol
06h20 Pôr do sol
Dom 26° 16°
Seg 27° 16°
Ter 26° 17°
Qua 26° 18°
Qui 23° 17°
Atualizado às 14h10