Um incêndio florestal de grandes proporções vem atingindo o Parque Municipal da Serra de Santana, em Piatã, na Chapada Diamantina. As chamas, que começaram na quarta-feira, 01/01, tem se espalhado rapidamente por conta dos fortes ventos e altas temperaturas. A mobilização conta com uma força-tarefa composta por bombeiros, brigadistas voluntários e autoridades locais, que correm contra o tempo para conter os danos.
Ricardo Xavier, Secretário Municipal de Turismo e chefe da Brigada Altitude Ambiental, explicou que o incêndio começou na região de Serrão, abaixo da Serra de Santana, por volta das 14h30. Durante a madrugada, o fogo se espalhou com grande intensidade, atingindo áreas sensíveis do parque. “Ontem priorizamos o lado sul, devido às vegetações nativas e às comunidades que poderiam ser atingidas. Conseguimos controlar essa área, mas o lado norte ainda apresenta focos ativos que estão sendo combatidos”, disse.
As condições climáticas, somadas à topografia da região, têm dificultado o trabalho dos profissionais e voluntários, visto que as temperaturas elevadas favorecem a propagação das chamas. Além disso, durante a noite, a fumaça tem se intensificado, ocasionando desconforto à população. Ainda assim, diante dos desafios, as autoridades garantem não haver riscos para edificações e instalações.
Para melhorar a eficiência nas operações, foi instalado um Posto de Comando Integrado no Aeródromo, onde especialistas acompanham o incêndio em tempo real, utilizando dados e imagens para planejar e executar as melhores ações de controle e extinção do fogo. Em seu depoimento, Ricardo destaca o papel essencial do apoio logístico da Prefeitura. “Estamos contando com o suporte das aeronaves e recebendo total apoio da Prefeitura Municipal, que tem garantido toda a logística necessária. Isso inclui alimentação, transporte e outros recursos indispensáveis para as operações.”
Em nota divulgada nesta manhã em suas redes sociais, o prefeito Marcos Paulo informou que os órgãos estaduais já foram sinalizados, e em conjunto com a Brigada Altitude Ambiental “atuam de forma integrada, para conter o fogo e proteger a nossa Chapada Diamantina”. Confira a nota completa:
Ver essa foto no Instagram
Mín. 17° Máx. 28°