O podcast Interior Baiano desta semana recebeu o prefeito reeleito de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo (PSD). Na entrevista, Marcos Paulo relembrou algumas obras da sua primeira gestão, além de falar sobre investimentos na área do turismo e como tem projetado a Piatã do futuro.
Marcos Paulo possui uma extensa carreira na área pública, com oito anos de atuação na Secretaria de Finanças e Planejamento, e agora segue para o segundo mandato como prefeito de Piatã. Governa o único município da Bahia que teve as suas contas aprovadas sem ressalvas pela 3ª vez consecutiva, mostrando o seu amor pela cidade e pela gestão pública.
O prefeito aproveitou a oportunidade para relembrar grandes obras da sua primeira gestão, como o asfaltamento da estrada que liga Piatã a Inúbia e a implantação do gramado no estádio municipal 'Armindão', obras que hoje garantem mais qualidade de vida para os moradores da sede e dos distritos, reforçando o compromisso do grupo político em transformar a cidade de Piatã.
Além disso, ele destacou as principais metas e desafios dos seus próximos quatro anos, como reorganizar o abastecimento de energia elétrica e água para a cidade, contando com a parceria da Coelba e da Embasa. A Coelba já anunciou um investimento de R$ 7 milhões para a construção de uma nova subestação de energia na cidade, que beneficiará também outros municípios da região.
Ainda no campo da parceria, o Sebrae deverá ser um grande aliado do prefeito reeleito. Marcos Paulo já articula com o órgão a criação do Plano Diretor de Piatã, para que a cidade possa crescer de forma ordenada. Também está em andamento a contratação de um especialista em crescimento de cidades por meio da mineração.
A retomada das atividades da Mineradora Brazil Iron foi um dos temas abordados na entrevista. A empresa firmou uma parceria com o Governo da Bahia e pretende investir cerca de R$ 5 bilhões nos próximos meses, gerando 5 mil empregos na cidade. Para Marcos Paulo, é essencial preparar o município para receber os novos moradores. Por isso, sua gestão inicial será focada na infraestrutura e nos impactos socioeconômicos da mineração na região.
Entre seus planos, está a qualificação profissional dos moradores de Piatã, com o objetivo de minimizar os impactos do crescimento populacional. O prefeito expressou sua preocupação com o futuro de Piatã nas próximas duas décadas, reforçando que seu compromisso é atuar no presente com uma visão estratégica para o amanhã.
Mín. 16° Máx. 31°