Na manhã da última terça-feira (18), a chapa União de Verdade, encabeçada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi a única registrada para a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB). O atual presidente da instituição, Quinho Tigre, participou da homologação, na qual foi anunciada a extinção do pleito, conduzindo a chapa inscrita para a aclamação e posse para gestão do biênio 2025/2026, que ocorrerá em assembleia geral no dia 31 de março.
A chapa “União de Verdade” conta com outros 16 nomes, sendo seis da Diretoria Executiva e 10 do Conselho Fiscal, entre titulares e suplentes. Como vice-presidente institucional, a chapa apresenta o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB); já a vice-presidente administrativa é a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), reforçando a representatividade feminina da chapa, que traz outras três mulheres no Conselho Fiscal. A Diretoria Executiva é formada pelos seguintes nomes: Danillo Sales (PCdoB) como 1º secretário; Vitor do Posto (MDB), de Santanópolis, como 2º secretário; Arnaldo Oliveira (PSB), de Caém, como 1º tesoureiro; e Régis Aragão (PP), de Ituberá, como 2º tesoureiro.
Durante a cerimônia, Wilson Cardoso reforçou que, mesmo ciente dos desafios, sua gestão terá como foco trabalhar para melhorar a vida das pessoas do interior baiano e atuar pela aprovação da PEC 66, do Refis Previdenciário, pois acredita ser injusto que os municípios continuem sendo taxados como a iniciativa privada. "Sabemos que os desafios são enormes, mas nós só temos uma bandeira, que é a do municipalismo. Vamos lutar especialmente por aqueles pequenos municípios que mais precisam do olhar do governo estadual e federal", afirmou Wilson.
Para Quinho Tigre, que está deixando o cargo de presidente da UPB, a entidade municipalista baiana sai ainda mais fortalecida. O gestor enumerou as grandes conquistas dos últimos dois anos e defendeu a unidade para que os municípios baianos continuem avançando. "Só tenho motivos para agradecer, e a avaliação é extremamente positiva. A UPB é, sem dúvida nenhuma, a instituição que tem a maior capacidade de mobilização dos municípios do estado da Bahia", resumiu.
Mín. 16° Máx. 31°