No sertão baiano, em meio à caatinga, está Tanque Novo. Localizada a 766 km da capital da Bahia, Salvador, a cidade completa hoje 40 anos de emancipação política. Antes de sua emancipação, Tanque Novo pertenceu ao município de Macaúbas e, em 1962, passou a ser um distrito de Botuporã. A autonomia política da cidade foi conquistada em 25 de fevereiro de 1985, graças ao apoio do deputado Jaime Vieira Lima e ao clamor popular.
Fundada em 1883, quando dois irmãos, Prudenciano Alves Carneiro e Juvêncio Alves Carneiro, adquiriram uma fazenda com 9 km de extensão, que recebeu o nome de “Fazenda Furados”. Segundo os moradores da região, o local recebeu esse nome por conta de um tanque que não conseguia reter a água, sendo, assim, “furado”. Após a construção de um novo tanque para a captação hídrica, feito manualmente pelo senhor Prudenciano e seu filho, Cazuza, o local passou a se chamar Tanque Novo. No entanto, há outra versão da história que aponta que a obra foi realizada pelo governo na década de 1920. Independentemente de quem construiu, o que se ouvia na época era a seguinte frase: “Eu vou buscar água no tanque novo”, dando origem, assim, ao nome da cidade.
O prefeito da cidade, Dr. Ricardo, destacou que se sente honrado por fazer parte da história do município e que celebrar os 40 anos de emancipação política de Tanque Novo é relembrar as lutas e conquistas do povo tanquenovense. “Nesses 40 anos, nossa cidade cresceu, se desenvolveu e continua avançando com trabalho e dedicação. Hoje, renovamos nosso compromisso de seguir construindo um futuro cada vez melhor para todos. Parabéns, Tanque Novo!”, concluiu o prefeito.
Em seu quarto mandato consecutivo, a vereadora Ana Bela, que viu a região crescer, evidencia que Tanque Novo é um lugar especial por ser uma cidade unida, acolhedora, solidária e com força para construir um futuro cada vez mais próspero. “Parabéns, Tanque Novo! Que venham mais vitórias, mais avanços e mais motivos para nos orgulharmos da cidade que construímos juntos!”, disse a vereadora.
Nas palavras do vereador Valmir Cardoso, em seu terceiro mandato, Tanque Novo, ao longo dos anos, se fortaleceu com suas culturas, suas tradições e, principalmente, com a união do povo. Ele ressalta que o aniversário de emancipação é um dia de reflexão e inspiração para que todos continuem trabalhando em prol do município. “Que Tanque Novo siga florescendo, com muito amor, paz e prosperidade, sempre com a mesma energia que torna cada canto dessa cidade tão especial. Parabéns, minha terra! Que os próximos anos sejam cada vez mais prósperos e cheios de realizações!”, finalizou o vereador.
Mín. 16° Máx. 31°