IV Festival Cultural marca os 81 anos de Macarani com festa e tradição

Município celebra sua história com programação especial e homenagem ao povo macaraniense

31/03/2025 às 16h19 Atualizada em 09/04/2025 às 14h03
Por: Redação
Compartilhe:
FOTO: Arquivo Interior Baiano
FOTO: Arquivo Interior Baiano

Das raízes indígenas ao pulsar da cultura, a cidade de Macarani, situada na região sudoeste da Bahia, a aproximadamente 646 km da capital, Salvador, celebra, no dia 3 de abril, 81 anos de emancipação política, homenageando seu povo e suas tradições. O nome "Macarani" tem origem indígena e significa "Gruta dos índios Caranys", referindo-se aos antigos habitantes da tribo dos Botocudos, que povoavam a região. A trajetória do município está interligada à de Vitória da Conquista, do qual se desmembrou para formar o município de Encruzilhada, em 1922, tendo Macarani como distrito. A emancipação política de Macarani ocorreu em 3 de abril de 1944, marcando o início de sua autonomia administrativa.

Para comemorar os 81 anos de muita história e desenvolvimento, a prefeitura municipal, sob a gestão de Selma Souto e com a coordenação do secretário de Cultura, Cleidinho Lisboa, está preparando o IV Festival Cultural. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 5 de abril e, além de trazer grandes atrações, abrirá espaço para os artistas locais, valorizando e enaltecendo a cultura da região. Os festejos incluem, além de shows musicais, atividades esportivas, desfiles cívicos, o Leilão de Bezerros de Qualidade no Parque de Exposições Zé Caixeiro e a 16ª Trilha de Motocross.

O secretário de Cultura, Cleidinho Lisboa, destacou a importância do evento para a cidade. “O Festival Cultural, que chega à sua quarta edição, já se consolidou como parte essencial dessa celebração, reunindo manifestações culturais, esportivas e sociais que valorizam a identidade do município. A programação foi pensada para contemplar toda a comunidade, promovendo momentos de lazer, integração e conscientização”, pontuou.

Ele também aproveitou para parabenizar a cidade pelos seus 81 anos de emancipação política. “Esta é uma data especial, que celebra a história, a cultura e a força de um povo acolhedor e batalhador. Que o futuro traga ainda mais desenvolvimento, oportunidades e prosperidade para cada cidadão da nossa terra”, felicitou Cleidinho.

A prefeita de Macarani, Selma Souto (PSD), ao parabenizar a cidade, reafirmou seu compromisso de continuar buscando melhorias e pediu que Deus abençoe o município. “São 81 anos de luta, progresso e união, construídos pelo trabalho e dedicação de cada macaraniense. Que essa trajetória continue nos inspirando a seguir em frente, com fé e esperança em um futuro ainda melhor”, declarou.

Para os visitantes e moradores que desejam participar das comemorações, o evento será realizado na Praça Paulo Lacerda e contará com as seguintes atrações musicais: Caju, Luanny, Leila Costa, Ministério IDE, Hélio Silva, Seu Maxixe, Thiago Kabaré, Ernande Pereira, Suenildo Meira, D’Áwilla da Bahia, Daniel Chaves, Priscila Carolynne e Pedrinho Aguiar e Banda.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Macarani - BA
Sobre o município
Macarani é um município brasileiro no interior da Bahia, a 620 km da capital, Salvador. Seu nome significa Gruta dos Índios, pois segundo a história, a região era habitada primariamente pelos índios antropófagos, os caranis, do grupo dos Botocudos. A cidade é banhado por vários rios, entre eles estão: Rio Macarani, Rio Paterão, Rio Mangerona e Rio Pardo.
Ver notícias
Vitória da Conquista, BA
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

17° Sensação
2.94km/h Vento
94% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h51 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 29° 18°
Sáb 30° 18°
Dom 27° 18°
Seg 26° 18°
Ter 29° 18°
Atualizado às 03h07