Cultura, sustentabilidade e agenda do funcionalismo público marcam sessão na Câmara de Conquista

Debates destacaram homenagem ao professor Itamar, reciclagem de óleo com a Petrobras e proposta de calendário anual de feriados e pontos facultativos para os servidores municipais.

09/04/2025 às 17h08 Atualizada em 14/04/2025 às 12h40
Por: Redação
Compartilhe:
FOTO: Arquivo Interior Baiano
FOTO: Arquivo Interior Baiano

Cinema, meio ambiente, criação de comissão para fiscalizar o aumento de construções de postos de combustíveis e a antecipação do calendário de feriados e pontos facultativos para os servidores públicos foram os principais temas discutidos na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada em 9 de abril.

A sessão teve início com uma moção de aplausos, de autoria do presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), em homenagem aos 51 anos de atuação do professor Itamar Pereira Aguiar, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Em sua fala, o professor Itamar expressou sua alegria pelo reconhecimento e a intenção de dividir a homenagem com os pais de santo, os movimentos sociais e as associações de moradores — pessoas que não têm voz, mas que desejam transformar Vitória da Conquista em uma cidade profundamente mais humana. O professor ainda destacou o projeto de criação de uma indústria e de uma fundação de cinema e audiovisual, defendido por ele e por seu filho, Alexandre Aguiar. “Essa iniciativa e a perspectiva da criação de uma indústria e fundação de cinema e audiovisual representam a continuidade de um trabalho e da nossa vinculação com o mundo das artes, da cultura e das artes visuais”, pontuou Itamar.

O vereador Xandó (PT) informou sobre a parceria com a Petrobras Biocombustível (PBio), por meio da qual está articulando a implantação de um projeto em Vitória da Conquista voltado para a coleta de óleo de cozinha usado, com o objetivo de produzir biodiesel. “O que você faz com o seu óleo de cozinha? Não pode jogar na pia, nem descartar na privada, pois isso entope as redes de esgoto e, ao chegar às águas, causa poluição. O método adequado de descarte é guardar o óleo — já coado para retirar os restos de alimentos — até mesmo em garrafa PET”, explicou.

O vereador acrescentou que, com o projeto, a Petrobras Biocombustível passa a comprar o óleo de gordura residual (OGR) descartado corretamente em grande escala, gerando, assim, mais renda para os catadores de materiais recicláveis do município. “Ao entrar a Petrobras, uma grande empresa, num projeto como esse, as pessoas começam a se conscientizar de que não devem jogar o óleo fora e passam a entregá-lo nos pontos de coleta que temos, como a Embasa, a Defensoria Pública, o Ecoponto da Vila América e o Movimento Familiar Cristão. Ao fazer isso, você está contribuindo com uma rede de entidades — sejam catadores de materiais recicláveis, sejam instituições sem fins lucrativos”, explicou Xandó.

O vereador Ricardo Gordo (PSB) solicitou aos colegas vereadores que votem a favor do Projeto de Lei nº 035/2025, de sua autoria, que determina a divulgação antecipada do calendário de feriados e pontos facultativos no município. “Para que o servidor não seja pego de surpresa e possa programar a sua viagem”, argumentou Ricardo, apontando que a medida facilita a organização das viagens dos servidores municipais.

No documento protocolado, o vereador explica que a divulgação antecipada desse calendário é de suma importância para que os órgãos da administração pública e os servidores saibam quais datas ocorrerão e possam planejar suas ações e folgas. A divulgação intempestiva dos pontos facultativos causa grande prejuízo ao planejamento dos órgãos da administração pública, dos servidores e da comunidade em geral, que acabam sendo surpreendidos pela decisão.

A sessão também foi marcada por um pedido do vereador Carlos Dudé (União), que solicitou a criação de uma comissão de vereadores para fiscalizar o surgimento exacerbado de postos de combustíveis na cidade. “Esta Casa tem, sobretudo, a responsabilidade de exercer seu papel fiscalizador perante a sociedade da nossa joia do Sertão Baiano. Eu gostaria de solicitar à Mesa Diretora que pudéssemos formar uma comissão para estudar as questões relacionadas à construção de postos de combustíveis em Vitória da Conquista”, pediu o vereador.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Vitória da Conquista - BA
Sobre o município
A jóia do sertão baiano, é a terceira maior cidade do estado da Bahia, com a sua população de 370.879 habitantes. Vitória da Conquista é um município brasileiro no sudoeste da Bahia, a 518 km da capital, Salvador. A abertura da Rodovia Rio-Bahia, inaugurada em 1963, impulsionou o crescimento da cidade.
Ver notícias
Vitória da Conquista, BA
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

17° Sensação
2.94km/h Vento
94% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h51 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 29° 18°
Sáb 30° 18°
Dom 27° 18°
Seg 26° 18°
Ter 29° 18°
Atualizado às 03h07