Nos últimos dias, os estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no campus XX de Brumado, têm se mobilizado ativamente para assegurar uma sede própria para a instituição de ensino. Atualmente, as atividades acadêmicas ocorrem dentro de um shopping center desativado, com salas de aula improvisadas, o que compromete a qualidade do ensino e o bem-estar da comunidade acadêmica.
Com a desocupação do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB), surgiu a oportunidade de reivindicar esse espaço para a instalação definitiva do campus. Assim, em 5 de maio de 2023, começaram as negociações entre a universidade e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Em janeiro deste ano, a instituição recebeu um ofício informando que estava tudo certo para que o CEB fosse a nova sede da UNEB. No entanto, no começo de abril, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) também conseguiu um ofício autorizando o uso das instalações da antiga escola como nova sede da prefeitura.
Fernanda Matos, aluna do 6º semestre do curso de Direito, explica que, há 23 anos, a UNEB luta por uma sede própria. Diante da urgência de trazer a faculdade para o município, a instituição foi inicialmente instalada em um hotel, sendo posteriormente transferida para um shopping center desativado, onde as salas de aula são adaptações de espaços comerciais. “Todos os trâmites foram realizados pela direção, pela coordenação, por toda a equipe técnica, por analistas da faculdade. Inclusive, tudo isso está documentado. Em janeiro, recebemos o último ofício, e já estava tudo certo que o CEB seria nosso. No entanto, nos causou estranheza que, há 15 dias, o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, conseguiu um ofício para utilizar as instalações do Colégio Estadual de Brumado. Aí fomos às ruas, querendo a nossa sede própria e, sobretudo, questionar se a Educação não é prioridade para ele”, disse a estudante.
João Henrique Santos, também estudante do curso de Direito, esclarece que, durante a campanha do atual prefeito, a pauta era que a Educação estaria em primeiro lugar. Agora, o gestor do município entra em conflito com os estudantes por causa de um prédio. “Estamos na rua, no sol quente, em meio ao perigo de motos e carros, nos manifestando. Tínhamos mesmo necessidade de estar nas ruas protestando por causa de um prédio para uma faculdade? Lembrando que a UNEB paga R$34 mil por mês de aluguel no espaço que ocupamos atualmente. Isso representa aproximadamente R$400.000,00 por ano. Uma das melhores faculdades da Bahia não tem uma sede própria!”, pontuou o estudante.
O professor do curso de Direito há sete anos, Alexandre Garcia, conhecido como Xandó, argumentou que a UNEB é a maior universidade multicampi da América Latina, com 26 campus na Bahia e em Brumado, são oferecidos os cursos de Letras, Direito e Pedagogia. “A universidade sempre funcionou em prédios alugados, o que não é adequado para a educação. Por isso, temos limitações de espaço que impedem a expansão da universidade. A luta por uma sede própria visa justamente a possibilitar essa expansão, oferecer mais cursos, atrair novos investimentos, criar laboratórios, novos projetos — ou seja, algo que impacta diretamente não só os estudantes da instituição, mas toda a comunidade de Brumado e da região do Território da Identidade do Alto Sertão Produtivo”, acrescentou o professor.
O docente também explicou que o atual prefeito, que acaba de assumir, identificou uma série de problemas estruturais na sede da prefeitura e, por isso, solicitou o uso do espaço do CEB. “Estamos fazendo mobilizações para que possamos acessar esse espaço ou, caso contrário, que nos seja destinado outro. Não se trata de um enfrentamento com a prefeitura ou com o Governo do Estado, mas de um arranjo institucional entre os órgãos, para encontrarmos um local adequado tanto para a UNEB quanto para a prefeitura, com o apoio do governo”, finalizou o professor.
A luta por uma sede própria reflete a busca por uma educação pública de qualidade, essencial para o progresso social e econômico. A qualidade educacional é um desafio constante, envolvendo múltiplas dimensões, desde infraestrutura adequada até práticas pedagógicas eficientes. Investir em educação pública de qualidade não apenas beneficia os estudantes diretamente envolvidos, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.
O site Interior Baiano entrou em contato com a Prefeitura de Brumado por meio das redes sociais, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta. O site permanece à disposição para manifestações da administração municipal.
Mín. 17° Máx. 26°